Governo do Amazonas promove atividade de lazer no Prosamim

A tarde desta sexta-feira (13/04) foi de lazer e cultura para as crianças do Parque Residencial Liberdade, localizado no bairro Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Amazonas. A criançada, com idades entre 05 e 15 anos, ganhou uma sessão de cinema e aproveitou para socializar a experiência e compartilhar a mensagem passada pelo filme.

A atividade foi coordenada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Aproximadamente 30 crianças participaram da sessão de cinema, com a exibição do filme “Extraordinário”, sucesso recente que narra a história de um garoto que nasceu com uma deformação facial de origem genética, passou por 27 cirurgias desde o nascimento e por, conta da baixa autoestima provocada por sua aparência, vivia enclausurado em casa.

“A proposta contribui com a formação educativa e desenvolvimento social, estimulando a reflexão e oportunizando um momento de lazer e aprendizado. O filme escolhido aborda questões como o bullying, respeito às diferenças e relacionamento interpessoal, muito presentes no cotidiano deles”, afirmou o psicólogo Afonso Brasil, da equipe do Prosamim.

Escolha aprovada – Mesmo tendo assistido ao filme no cinema, o estudante Eduardo da Silva, 13, fez questão de participar da atividade. “É uma história emocionante, fala de coisas que a gente vive na escola todos os dias”, disse ele, que mora com a família no bloco 15 do Residencial Liberdade.

Ao final da sessão, as crianças participaram de uma dinâmica contando sua percepção e o que aprenderam sobre o filme. “Proporcionamos um momento descontraído, mas também de reflexão, que se faz necessário na formação como cidadãos”, concluiu o psicólogo.