Governo do Amazonas promove aulas gratuitas de capoeira no Prosamim

O gingado tradicional da capoeira animou as crianças do Parque Liberdade, na sul de Manaus, que integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), na tarde desta terça-feira (13/03). Em parceria com o grupo Legião Brasileira de Capoeira, o residencial deu início às aulas gratuitas da modalidade, que passam a ser realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, para crianças a partir de seis anos.

A atividade é coordenada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Sob o comando do instrutor Joab Santos, os pequenos aprenderam os princípios básicos da capoeira, as canções tradicionais e o manuseio de instrumentos como o berimbau. “Esse primeiro contato é algo mais lúdico, explorando a capoeira como arte marcial e como brincadeira, sem deixar de repassar a questão da disciplina, respeito e obediência, fundamentais nessa atividade”, disse Joab, amazonense que se dedica à arte da capoeira há mais de 20 anos.

Expressão cultural – Além do Parque Liberdade, as aulas gratuitas se estendem aos residenciais Gilberto Mestrinho, Cachoeirinha e seus entornos. “Eles conheceram a capoeira durante a colônia de férias, realizada em janeiro, e se interessaram em poder praticar mais. É uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, que tem muito a contribuir na formação das crianças”, afirmou Ivan Damasceno, da equipe socioambiental do Prosamim.

Para o pequeno Renan Cauã, 8 anos, a prática de esportes também é uma oportunidade de socializar. “Sempre quis fazer capoeira, não só para conhecer o esporte, mas também para fazer novas amizades”, afirmou.

A segunda aula será nesta quinta-feira (15/03) e as inscrições ainda estão abertas para as crianças dos residenciais Liberdade, Gilberto Mestrinho e Cachoeirinha, além de suas adjacências.

Fotos: Tiago Corrêa SRMM-UGPE