Governo do Amazonas promove capacitação para o mercado de trabalho

“O mercado de trabalho avança muito rápido. Se a gente não acompanha, vai ficando para trás. Eu tenho a esperança de mudar de vida e, por isso, busco sempre me atualizar e qualificar”. Estes foram os motivos que levaram técnica em enfermagem Rosângela Siqueira, 31, a se inscrever no curso de Atendente de Farmácia, oferecido gratuitamente pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés e Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

Rosângela mora com o esposo e dois filhos no entorno do Prosamim Cajual, localizado no bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus e concluiu, recentemente, o Curso Técnico em Enfermagem. “Acho válidos todos os tipos de capacitação e fiz minha inscrição assim que soube que o Prosamim iria oferecer o curso de Atendente de Farmácia. É uma área que me desperta bastante interesse”, afirmou.

Vagas concorridas – O curso tem duração de dois meses. As aulas iniciaram esta semana e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, no escritório do Parque Cajual. “A comunidade recebeu muito bem os cursos da parceria com o Cetam. Para a turma de Atendente de Farmácia, temos mais de 30 alunos matriculados e uma fila de espera. Vamos ampliar a grade de cursos, de acordo com o que o Cetam oferece e verificando a escolaridade e o perfil do nosso público”, disse a assistente social Simey Rodrigues, da equipe do Prosamim.

A professora Thaís Cristina, do Cetam, vivencia pela primeira vez a experiência de ministrar cursos para uma comunidade, na capital amazonense. “A parceria possibilita um crescimento humanístico e profissional do professor, enquanto permite que a comunidade se capacite para obter oportunidades no mercado de trabalho. Os alunos sairão completamente capacitados e com uma outra perspectiva de vida, incentivando-os a avançar ainda mais em seus estudos, possibilitando o acesso a uma graduação e mudando sua história de vida”, considerou Thaís.

FOTOS: TIAGO CORRÊA/SRMM-UGPE