Governo do Amazonas promove Colônia de Férias para crianças do Prosamim

Foto: Lucas Silva/SRMM-UGPE

Janeiro começa com muitas atividades nos Parques Residenciais. É a Colônia de Férias do Prosamim que promete muita diversão para as crianças neste período. As atividades começam na segunda semana de janeiro, que inicia no dia 8, sempre na parte da tarde. Todas as crianças que moram nos parques, e entorno, podem participar das atividades que são gratuitas. São esperadas em torno de 400 crianças e adolescentes, com idades entre dois e 16 anos.

Entre as atividades, a meninada poderá contar com cineminha, apresentação circense, diversas brincadeiras modernas, gincanas e um circuito de rua com muitas brincadeiras antigas, como cabo de guerra, corrida do ovo, corrida do balão com água. Também serão realizadas oficinas de dança e de “encadernamento” com material especial, ensinando crianças e jovens a encapar seus livros e cadernos, por conta da proximidade do início do ano letivo.

Toda a programação é organizada pela equipe social do Programa Socioambiental dos Amigos dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que conta com diversos parceiros para tornar possível as atividades. O Programa é do Governo do Amazonas, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de projetos Especiais e Prosamim (UGPE).

​C​ada semana, essas atividades acontecem em um parque residencial. Veja o calendário a seguir:

Mestre Chico – De 8 a 11 de janeiro – Para crianças e adolescentes do Mestre Chico e entorno. São esperadas em torno de 40 delas, com idades entre 7 até 12 anos. As atividades começam a partir das 14h. Atividades: gincanas educativas e recreativas, ping-pong e travinha (futebol de rua).

São Raimundo – De 15 a 19 de janeiro – São esperados aproximadamente 30 crianças e adolescentes com idades entre 4 e 12 anos, para participar das atividades que começam às 14h. Atividades:  cinema infantil, gincanas, jogos educativos e oficinas.

Liberdade – De 22 a 26 de janeiro – São esperadas em torno de 300 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 15 anos, para as atividades que acontecem a partir das 14h. Atividades: cinema infantil (no Liberdade); Circuito de rua, brincadeiras e rua (Cachoeirinha); Oficina de artesanato (no Liberdade); oficina de dança (no Liberdade); Circuito de rua apresentação circense (no Gilberto Mestrinho).

Cajual – 19 de janeiro e de 22 a 26 de janeiro – São esperadas em torno de 40 crianças e adolescentes do Cajual e entorno, com idades entre 2 a 14 anos que devem participar das atividades a partir das 14h. No dia 24, a atividade será o cineminha e acontece pela manhã, das 9h30 até 12h. Nos outros dias, as brincadeiras iniciam à tarde, entre elas gincanas culturais e ecológicas; cineminha; circuito de rua com brincadeiras antigas como cabo de guerra, corrida do ovo, corrida balão com água.