Governo do Estado completa a primeira fase do programa Ilumina+ Amazonas com implantação de LED em Anori

Governo do Estado completa a primeira fase do programa Ilumina+ Amazonas com implantação de LED em Anori

Serão cerca de mil pontos em 16 bairros, para contemplar 100% da área urbana com a nova tecnologia

 

O Governo do Amazonas iniciou a implantação de luminárias de LED em Anori (a 195 quilômetros de Manaus), na segunda-feira (12/12). A cidade completa a primeira fase do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que vai instalar cerca de mil luminárias, alcançando 100% da área urbana de Anori com a nova tecnologia, que é mais eficiente, econômica e sustentável.

 

O governador Wilson Lima falou da importância da iluminação para a população nos municípios. “Nós estamos modernizando a iluminação pública nos municípios do interior ao instalarmos pontos de LED. Isso dá mais segurança para a população e até incentiva a economia. Com uma iluminação de qualidade, a gente ajuda o comerciante, o vendedor de churrasco, o dono de uma lanchonete a manter seu estabelecimento aberto algumas horas a mais, é um estímulo a esses empreendedores”, afirmou.

 

Os bairros contemplados pelo Ilumina+ Amazonas em Anori são: Antônio Carlos, Centro, Estrada do Aeroporto, Japão, Jefferson Peres, Orla Raimunda, Santo Antônio, São Carlos, São João, São Sebastião, Vila Edite, Vila Feitosa, Vila Isabel, Vila Raimunda e Vila Alfredo.

 

O material para implantação do novo sistema chegou na segunda-feira (12/12) ao município. As luminárias de LED vão substituir as lâmpadas convencionais a vapor de mercúrio, metálico, de sódio e mistas, normalmente usadas no interior. Além disso, será feita a instalação de pontos em vias onde não há nenhum tipo de iluminação hoje.

 

Conforme o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, as equipes finalizaram os trabalhos em Codajás, no fim de semana, e seguiram imediatamente para Anori, com todos os materiais para a realização dos serviços. “Como tem acontecido nos demais municípios contemplados, o serviço será rápido, com conclusão prevista já para a próxima semana”, afirmou.

 

Anori é o 27º município a ter a iluminação de toda a área urbana modernizada com LED. Nesta primeira fase do Ilumina+ Amazonas já foram implantados mais de 54 mil pontos. Até o momento, 34 comunidades rurais também foram contempladas.