Governo do Estado conclui implantação de iluminação LED em Ipixuna

Foram instalados mais de 1,3 mil pontos por meio do Programa Ilumina+ Amazonas

 

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu os serviços de modernização da iluminação pública em Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus). O município recebeu 1.358 pontos de LED, por meio do Programa Ilumina+ Amazonas. Foram 1.015 na sede e o restante em comunidades rurais – 119 em Pernambuco, 110 em Porto Alegre 1 e 2, 80 em Santa Catarina, 18 em Poeira e 16 em Bom Lugar

O Ilumina+ Amazonas substitui lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas no interior, e são poluentes, por modernas luminárias de LED, gerando assim uma economia de até 60% no custo de energia e a redução de gás carbônico na atmosfera.

O secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta outros impactos positivos do programa nos municípios do interior do Estado. “As lâmpadas de LED representam um avanço significativo em termos de eficiência energética e sustentabilidade, principalmente no interior, onde as termelétricas são à base de combustível fóssil, que liberam, na queima, o dióxido de carbono (CO2). Ao economizarmos o consumo de energia, estamos reduzindo também a emissão de gás carbônico na atmosfera, um dos principais causadores do efeito estufa e do aquecimento global”, destaca.

A meta do Governo do Amazonas é alcançar todos os municípios do interior, implantando uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a COP 30, que acontece em novembro de 2025 em Belém (PA).

Balanço do programa

Com Ipixuna, o Ilumina+ Amazonas já alcançou 39 municípios e 59 comunidades rurais e indígenas, totalizando 70.728 pontos com iluminação pública de LED.

O programa também acaba de ser concluído no Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), onde foram implantados 1.780 pontos de LED. Destes, 1.312 foram instalados na sede, outros 380 na comunidade do Purupuru, 74 em Samaúma e 14 em Céu Azul.

O próximo município a receber iluminação de LED é Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). Ainda no mês de maio, serão implantados 1.673 pontos de LED, sendo 1.567 na sede, 48 na comunidade Amanari, 35 em Boa Esperança e 23 em Bonança.

FOTOS: Antônio Carlos/Avanço