Governo do Estado promove educação ambiental em escola da zona oeste

Na tarde desta quarta-feira (21/03), a equipe do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado, realizou atividade em alusão ao Dia Mundial da Floresta e Dia Mundial da Água, comemorados, respectivamente, nos dias 21 e 22 de março. Aproximadamente 200 crianças da Escola Estadual Olavo Bilac, localizada no bairro São Raimundo, participaram de uma palestra de educação ambiental, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), a SRMM/UGPE envolveu crianças do 1° ao 5° ano, com idades entre 5 e 13 anos, na atividade, que mostrou a importância de preservar o meio ambiente. “Uma das questões fundamentais é a água. É preciso desenvolver neles a consciência contra o desperdício, de forma que compreendam que o ser humano não é capaz de sobreviver sem água”, pontuou o administrador Gabriel Simplício, da equipe socioambiental do programa.

Responsabilidade ambiental – O cuidado com o meio ambiente também foi trabalhado durante a ação educativa. “A preservação é uma das bandeiras do Prosamim e é durante a infância que podemos fixar um pensamento de cuidar daquilo que é nosso, ressaltando que precisamos utilizar os recursos que a natureza nos oferece de maneira responsável”, enfatizou a engenheira ambiental Mayza Angst.

Parceria – Gestora da Escola Estadual Olavo Bilac, a professora Rosinete Saraiva da Silva avalia positivamente a iniciativa do Prosamim, nas atividades da escola. “Desde que chegou no São Raimundo, o Prosamim envolve a comunidade em trabalhos de educação ambiental. As crianças são multiplicadoras da informação, garantindo que mais pessoas sejam atingidas pelas ações”.

A equipe socioambiental do Prosamim executa, ao longo de todo o ano, atividades voltadas às comunidades onde estão localizados os parques residenciais, para pessoas de todas as idades.

FOTOS: SIDNEY MENDONÇA/SRMM-UGPE