Governo do Estado promove oficina de cidadania para beneficiados do programa ProsaiMaués

Com o objetivo de promover qualidade de vida e cidadania às famílias reassentadas pelo Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), a equipe socioambiental realiza, na próxima sexta-feira (02/03), a partir das 16h, a oficina “Etiqueta Urbana” com temáticas que contribuem para a organização e convívio comunitários. A atividade será no auditório do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e faz parte do conjunto de ações de fortalecimento social previsto no Plano de Reassentamento (PDR) e do Plano de Trabalho Socioambiental (PTSA).

O programa do Governo do Estado é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O público-alvo são as 26 famílias vinculadas ao ProsaiMaués, contempladas com unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, inaugurado em outubro de 2017, no bairro Senador José Esteves, em Maués, a 268 quilômetros em linha reta de Manaus.

“Espera-se atingir, principalmente, as famílias reassentadas pelo Prosai, mas a oficina será aberta a todos os moradores do conjunto, que conta com um total de 500 casas. Esperamos a adesão da maioria, porque os assuntos abordados são referentes ao novo momento vivenciado por estas famílias, em suas novas moradias”, disse a assistente social Dayanne Leite, da equipe do Trabalho Técnico Social do ProsaiMaués.

Cidadania – De acordo com o biólogo José Rodrigues, o encontro vai configurar um bate-papo no qual será possível esclarecer dúvidas relacionadas ao orçamento familiar frente às novas despesas, bem como outras questões importantes. “Entre os assuntos abordados também estão economia de energia elétrica e água, regras de boa convivência, descarte adequado de resíduos sólidos, criação de animais domésticos e outros aspectos que contribuem para a organização comunitária, que é um dos objetivos a serem atingidos pelo programa”, disse Rodrigues.

Ainda para o primeiro semestre, estão previstas, junto às famílias reassentadas pelo Prosai no programa Minha Casa, Minha Vida, ações de empoderamento da comunidade, como atividades de incentivo ao empreendedorismo para geração de emprego e renda, entre outras oficinas, encontros e palestras.