Governo do Estado repassa administração de dois parques do Prosamim ao Poder Público Municipal

O Governo do Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão responsável pelo acompanhamento e gerenciamento das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), repassou na tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro, a chave da Praça Pública Elza Simões de Oliveira (Antigo Parque Bittencourt) e do Parque Igarapé SESC, localizado no bairro da Alvorada I, zona centro-oeste  ao Poder Público Municipal através do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Os atos de repasse foram realizados entre coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, junto ao diretor-presidente do Implurb, Claudio Guenka, e o secretário de articulação política, Luiz Alberto Carijó, na praça Elza Simões, localizada entre a Avenida Sete de setembro e a Rua Jhonatas Pedrosa, bairro Centro, zona sul de Manaus. A Praça é uma obra construída pelo Prosamim e que anteriormente era chamada de Parque Bittencourt, devido ao nome do Igarapé que passa pelo local.

O parque havia sido entregue pelo programa em 2010 e, após 10 anos, foi totalmente revitalizado e reinaugurado com o nome Elza Simões de Oliveira, em dezembro de 2019 pelo governador Wilson Lima. A revitalização da praça faz parte da reforma dos parques urbanos, anunciada pelo governador Wilson Lima em abril de 2019.

As obras de intervenção do programa no igarapé do SESC, foram realizadas em 2016, e revitalizaram uma área de 22.691,34 m², equipando o espaço com pistas de passeio, playground, academia ao ar livre, quadra poliesportiva e iluminação pública.

O coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, afirmou que as tratativas de repasse dos espaços construídos pelo Prosamim a administração municipal é um grande feito para o programa e para a cidade.

O coordenador afirmou que em treze anos de Prosamim, o governo do estado e a prefeitura sempre tiveram a dificuldade institucional em fazer o repasse desses espaços, e após as tratativas e de um fortalecimento institucional através da UGPE e alguma secretarias municipais, e um bom dialogo institucional junto a prefeitura, conseguimos chegar em um acordo de cooperação e realizar o repasse dessas praças e parques construídos pelo Prosamim, afirmou o coordenador executivo.

“Esse é um momento histórico para o programa e para a relação institucional com a prefeitura, pois nós estamos definitivamente resolvendo o problema da manutenção desses espaços, e hoje nós estamos entregando um parque revitalizado e que só vai beneficiar a população com áreas de lazer e práticas de esporte.

Tratativas de repasse dos parques – O repasse dos parques urbanos construídos pelo Prosamim é uma meta antiga do programa, pois legalmente na responsabilidade e a manutenção de espaços urbanos da cidade são de responsabilidades da Prefeitura de Manaus. A tratativa para o repasse da administração dos parques iniciaram em 2019 e foram concluídas no mesmo ano, após o anúncio da revitalização dos espaços para que, após a conclusão das reformas, serem repassados ao município.

O titular do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Claudio Guenka, afirmou que irão fazer uma gestão responsável desses espaços, pois a população da cidade merece a conservação desses espaços públicos construídos pelo Prosamim conservados.

“O Implurb representa a prefeitura nesse momento e nós queremos fazer uma gestão responsável desses espaços perante a população de Manaus, que merecem ter espaços públicos como a Praça Publica Elza Simões limpos e conservados, afirmou Claudio Guenka.

A praça pública Elza Simões de Oliveira e o parque igarapé Sesc, são respectivamente, o terceiro e o quarto espaço revitalizado pelo Prosamim a ser repassado pelo Governo do Estado à Prefeitura de Manaus. Os parques das Cacimbas II e III, localizados no bairro do São Raimundo, e o Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco, que fica no bairro da Praça 14, vizinho do Residencial Mestre Chico II, já foram repassados ao município que vai administrar questões de manutenção, limpeza e conservação dos logradouros.

O secretário de articulação política, Luiz Alberto Carijó, afirmou que a conservação desses espaços tão importantes para a população será realizada através de todas as secretarias municipais que atuam diretamente nos espaços públicos, como a secretaria de limpeza pública, o Implurb, secretaria de infraestrutura entre outras.

Parcerias Institucionais – As parcerias institucionais entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus nasceram da necessidade de garantir a manutenção periódica para se obter a conservação adequada dos parques urbanos, praças, vias e residenciais construídos pelo Prosamim. As parcerias foram firmadas com o intuito de contribuir em todas as fases do projeto de intervenção do Prosamim, que vai desde celeridade na liberação de certidões e licenças ambientais dos órgãos de controle e fiscalização envolvidos nas obras do programa, como também equipar as secretarias municipais de limpeza pública, otimizando as ações de limpeza e manutenção desses espaços.

Os termos de cooperação técnica visam também otimizar a coleta de lixo, aumentando as ações de varrição e manutenção de limpeza de vias públicas dos parques e jardins entregues pelo Governo do Estado por meio do Prosamim, que vem equipando a capital amazonense com novos espaços urbanos que antes se encontravam degradados pela ocupação irregular e descarte incorreto do lixo.