PARCEIROS, COMUNIDADE E PROSAMIM UNEM ESFORÇOS PARA ESTIMULAR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DE BOAS PRÁTICAS

No dia 11 de junho o projeto Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (SESC), encerrou Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos , que durou quatro dias, e foi realizada no Parque Residencial Manaus.

Participaram do treinamento, familiares de cerca de 60 alunos que  recebem, gratuitamente, aulas de reforço escolar, ministradas por aproximadamente 50 universitários finalistas do curso de Pedagogia, da UNINORTE. As aulas são oferecidas nas dependências da Base de Sustentabilidade Social do PROSAMIM, localizada entre as ruas Ipixuna e Ramos Ferreira,Centro de Manaus.

Segundo a nutricionista do Mesa Brasil, Janyne Costa,  a oficina do Mesa Brasil foi dividida em aulas teóricas e práticas. “ Na parte teórica, ensinamos aos participantes sobre os cuidados com a higiene e transporte dos alimentos; sobre a higiene pessoal necessária para trabalhar com alimentos; falamos sobre os perigos da contaminação cruzada, entre outros assuntos”, informou ela.

Na aula prática os participantes aprenderam a fazer saborosas guloseimas como a bananada integral, que é um doce de banana feito também com aproveitamento da casca da fruta; o suco de couve com limão; o refrigerante caseiro, feito com cenoura, limão e laranja; e a torta de macaxeira com talos.

Conforme a nutricionista e a psicóloga do PROSAMIM,Amália Mattos e Mercedes Senna, que acompanham  e contribuem na coordenação dos trabalhos junto à comunidade beneficiária do Programa,  com estes  conhecimentos adquiridos, os familiares dos alunos do reforço escolar, vão trabalhar voluntariamente, na preparação do lanche, para as crianças, que será servido sempre após as aulas.

Janyne Costa disse que esse tipo de trabalho é realizado pelo SESC há dez anos e os técnicos ministram treinamentos para cerca de duas instituições por mês.

SOBRE O MESA BRASIL

“O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões.

O trabalho começou em 1991, no  SESC Paraná, com   o projeto Sopa & Pão e somente em 2000 O SESC Rio de Janeiro implantou a modalidade banco de alimentos que permitiu que as doações passassem a ser recolhidas em empresas doadoras.

O Mesa Brasil SESC possui duas modalidades de atuação: Banco de alimentos e Colheita urbana.
Na modalidade colheita urbana, os alimentos são coletados no doador e entregues diretamente as entidades beneficiadas, sem formação de estoque. Já na modalidade banco de alimentos, as doações são coletadas no doador e transportadas para os espaços de armazenagem do Programa, onde as entidades realizam a retirada dos produtos.

Fonte: (http://www.sesc.com.br/mesabrasil/).

 

Resultados do Mesa Brasil SESC

1.654.952 pessoas atendidas

49.715 multiplicadores treinados

3.452 empresas parceiras

1.056 ações educativas

480 cidades na abrangência

599 voluntários

82 unidades”

Informações sobre o Mesa Brasil : 3234-1598/3234-1795