Programação Novembro Azul nos Parques Residenciais do Prosamim

Programação do Novembro Azul no Parque Residencial Mestre Chico II. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

A programação alusiva à campanha “Novembro Azul” segue a todo vapor nos parques do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Na tarde desta quinta-feira, moradores dos residenciais Mestre Chico 1 e 2 receberam palestra de orientação referente à saúde do homem e atividades de conscientização sobre a importância da realização de exames preventivos ao câncer de próstata e outras patologias.

As ações são viabilizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

A psicóloga Mercedes Sena, responsável pela base de atendimento psicossocial do Prosamim Mestre Chico, considerou satisfatória a adesão da comunidade. “Antes da palestra, fizemos uma dinâmica para quebrar o gelo e dar uma leveza ao tema, já que muitos homens não se sentem à vontade para conversar sobre o assunto. Tivemos mais de 20 moradores participando e eles relataram experiências vivenciadas com pessoas próximas. Isso é muito positivo, pois trouxe a possibilidade de socialização da comunidade e o entendimento do quão importante é se prevenir e cuidar da saúde”, afirmou.

Também foram realizados sorteios de brindes como exames gratuitos, cesta básica, toalhas de rosto, canecas, cintos masculinos e outros; além de aferição de pressão para todos os participantes. O evento foi feito em parceria com a Interdígitus e Laboratório Braz.

Prevenção x machismo

Participante assíduo das atividades oferecidas pela base de atendimento, o agente de portaria Jackson Lima Peres, 30, recuperou-se de um problema grave de saúde e considera fundamental realizar os exames preventivos. “Atividades como esta trazem à tona um alerta sobre a saúde dos homens. Meu pai, por exemplo, tem 72 anos e nunca fez exames. Com as informações que obtive hoje aqui, espero mudar a cabeça dele. Alguns idosos apresentam certa resistência, mas isso precisa ser modificado. Enquanto pudermos correr atrás da nossa saúde, vamos correr”, enfatizou o morador.

A acadêmica de enfermagem Bárbara Gomes, 31, foi a responsável por ministrar palestra de conscientização. “Foi um bate-papo sobre prevenção. Falamos sobre o câncer de próstata e eles foram receptivos, apesar do preconceito e machismo que rodeiam o tema. Nossa proposta de esclarecer dúvidas e facilitar a informação foi cumprida”, considerou.

A programação segue durante a próxima semana nos Residenciais Liberdade e Cajual com atividade na parte da tarde para os moradores do Prosamim e entorno.