ProsaiMaués faz 1,5 mil atendimentos sociais em quatro meses

O Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués), do Governo do Estado, realizou, entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, um total de 684 atendimentos sociais diretos às famílias envolvidas pelo programa, além de beneficiar 816 pessoas, nas ações socioambientais promovidas, totalizando 1,5 mil atingidos. Em cinco meses, as atividades propostas pela equipe social ganharam força, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população do município, localizado a 268 quilômetros em linha reta de Manaus.

As ações são planejadas e executadas pelo corpo técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tendo a Prefeitura de Maués como coexecutora.

O cronograma de atividades, elaborado a partir do Plano de Reassentamento – PDR e do Plano de Trabalho Socioambiental – PTSA, inclui palestras, eventos lúdicos e temáticos, visitas domiciliares e institucionais, reuniões, oficinas, cursos, mobilizações e atendimentos ao público que procura a Unidade de Gerenciamento do ProsaiMaués (UGPM).

“Ao corpo técnico do programa compete, também, intermediar a comunicação entre os executores do programa e àqueles que serão afetados, logo, os atendimentos in loco e/ou na sede da UGPM, se fazem de grande importância para dirimir quaisquer percalços que possam vir a surgir nesta relação”, considerou o psicólogo Afonso Brasil.

Trabalhos desenvolvidos – Além dos atendimentos ao público na sede do programa, visitas domiciliares realizadas pela assistência social e reuniões com as lideranças comunitárias, são realizadas palestras, oficinas e eventos temáticos mensais, voltados às áreas de saúde, educação, lazer, esporte e socioambiental.

Em fevereiro, a sessão de cinema realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Walton Rodrigues Bizantino, envolveu 400 crianças de 11 a 16 anos. No mês anterior, aproximadamente 200 alunos de escolas da rede pública de ensino participaram de um torneio de futsal promovido pelo ProsaiMaués.

“As atividades envolvem toda a comunidade. Encerramos o ano de 2017 com uma ação de saúde familiar que beneficiou moradores das três lagoas incluídas no programa (Maresia, Prata e Donga Ramalho), por exemplo. E para março, já está sendo planejada a ação integrada com a Prefeitura de Maués, em alusão ao Dia Internacional da Mulher”, destacou o biólogo José Rodrigues, do Trabalho Técnico Social.

As atividades sociais do ProsaiMaués visam oportunizar a cidadania e uma melhor qualidade de vida à população, promovendo a organização e o empoderamento comunitário.

O ProsaiMaués –O ProsaiMaués é um programa de saneamento e urbanização, que vai repaginar a paisagem urbana da cidade de Maués. O programa beneficiar mais de 23 mil moradores da cidade, com praças, áreas de lazer e convivência.

Em execução há quatro anos o Programa de Saneamento integrado de Maués estava com diversas atividades paradas, entre elas, obras e processos de desapropriação e indenização de famílias instaladas nas envoltórias das lagoas Donga, Prata e Maresias. O novo Governo montou um grupo de trabalho para sanar problemas, rever projetos e dar celeridade ao ProsaiMaués. A expectativa é que ainda em 2018 as obras sejam executadas.