Prosamim capacita moradores do residencial Mestre Chico em curso de Estoquista

Os cursos profissionalizantes fazem parte do trabalho social de pós-reassentamento do programa e são realizados em parceria com o Cetam

O Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) concluíram, nesta segunda-feira (26), o curso de Estoquista, que foi oferecido a moradores do parque residencial Mestre Chico 2, localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul da cidade.

No total, 11 alunos, residentes do parque residencial, participaram da capacitação profissional, que teve carga horária de 60h. Durante as aulas, foram ensinadas sobre as atividades relacionadas ao controle, recebimento, armazenagem e documentação de materiais diversos. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer os conceitos básicos da área de logística, os procedimentos específicos para cada operação, bem como as ferramentas de informática usadas na atividade.

Devido à pandemia, o curso contou com 50% da capacidade de alunos. Também foram seguidos todos os protocolos de segurança e saúde.

“Eu espero que o que aprendi aqui, no curso de estoquista, me ajude a ingressar no mercado de trabalho novamente. Eu trabalhei por dois anos como jovem aprendiz, mas de lá pra cá, não arrumei nenhum trabalho de carteira assinada”, afirmou Bruno Souza, 20, que atualmente está desempregado.

Trabalho de pós-ocupação – Fazendo parte do trabalho social de pós-reassentamento do Prosamim, os cursos oferecidos têm o objetivo de oferecer qualificação profissional aos beneficiários do programa, assim como a geração de renda. Através das parcerias realizadas com o programa, todos os anos, o Prosamim e o Cetam capacitam centenas de moradores dos residenciais e entornos.

“Os cursos oferecidos aos moradores dos residenciais são ótimas ferramentas de capacitação ao alcance desses beneficiários, pois bastam eles saírem das suas unidades habitacionais e frequentarem as aulas, sem gastos com transporte público e tempo de deslocamento. As capacitações, este ano, diminuíram devido às medidas de combate à Covid-19, mas mesmo assim, ainda temos muita procura por parte dos moradores”, afirmou a assistente social do Escritório Local (Elo) do residencial Mestre Chico 2, Lillian Barroso.