PROSAMIM FALA SOBRE AS AÇÕES AMBIENTAIS NO DIA DO MEIO AMBIENTE

No Dia Mundial do Meio Ambiente,05 de junho, a gestora da área Ambiental do PROSAMIM, Fabíola Borges, participou de entrevista no programa Amazonas TV, da Rede Amazônica.

Fabíola conversou com a entrevistadora Liliane Araújo sobre o trabalho que o Programa vem desenvolvendo em favor das comunidades e dos recursos hídricos na capital amazonense, como, por exemplo, o reassentamento de famílias e retirada de palafitas de margens de igarapés.Com este tipo de ação o PROSAMIM, segundo a gestora, evitou que continuassem sendo jogados, anualmente, nos igarapés onde executa obras, 1 bilhão 460 milhões de litros de esgoto e 14 milhões e 600 mil kg de lixo.

As atividades do Programa são voltadas para a recuperação ambiental e requalificação urbanística, social e sanitária de áreas de entorno de igarapés trabalhadas pelo Programa.

O PROSAMIM trabalha para melhoria das condições ambientais mediante saneamento e recuperação das áreas inundáveis ,durante  épocas de chuvas e cheias do Rio Negro. O trabalho do Programa também contribui para redução da      incidência de enfermidades de veiculação hídrica.Todas as ações estão inseridas dentro  do Plano de Gestão

Ambiental que contempla:

-Plano de Controle Ambiental de Obras (PCAO), que controla e previne os impactos das obras do Programa na vizinhança das áreas de interferência de obras;

A gestora da área Ambiental do Prosamim, Fabíola Borges, destaca aspectos importantes do trabalho do Programa ,no trato do meio ambiente, para a entrevistadora Liliane Araújo.

-Controle da Qualidade da água;

-Sistema de Gestão Ambiental;

-Reflorestamento;

-Resgate de fauna silvestre;

-Gerenciamento de resíduos sólidos;

-Recuperação de áreas degradadas;

-Prospecção e resgate arqueológico. Neste aspecto, já identificou a presença de atividades econômicas que eram desenvolvidas em dois dos igarapés da Bacia do São Raimundo: No Igarapé Belchior, no bairro de Aparecida, foi identificado que ali pode ter existido atividades econômicas de olarias. Na área do Igarapé São Raimundo foi identificados vestígios da presença de atividade de curtume.