PROSAMIM MOBILIZA COMUNIDADES BENEFICIADAS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Com a proposta de aproximar e envolver socialmente, cada vez mais, seus beneficiários, equipes de colaboradores e parceiros, o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – PROSAMIM, que já retirou mais de 70.000 pessoas de áreas degradadas de igarapés, soma força à campanha de doação de sangue que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) prepara para a semana de 19 a 24 de novembro.

O Programa reuniu cerca de 50 pessoas, na quarta-feira, 14, e ajudou a aumentar o cadastro de doadores de sangue, segunda a coordenadora de Ciclo de Sangue, Socorro Viga.

O beneficiário do PROSAMIM, Elias Encarnação, de 51 anos, mora no Parque Residencial Cachoeirinha e já dá exemplo como doador há muito tempo.

O amor ao próximo estimulou a participação. É o caso da engenheira Fabíola Borges, que além de gostar de doar já viu membros da família serem ajudados quando necessitaram.

O HEMOAM está com escassez de sangue, especialmente o “O” positivo que é o tipo sanguíneo de 56% da população de Manaus.

A subgerente de coleta externa do HEMOAM, Eleonora Araújo, observa que são necessárias de 800 a 1.400 bolsas de sangue de (O+), por dia, para se ter um estoque ideal. De sangue (A+) o estoque diário fica suprido com 300 bolsas/dia; para o sangue tipo (O -)são necessárias 25 bolsas/dia; para sangue (A-) o estoque por dia deve ser de 10 bolsas e para o sangue (AB-) o banco fica estável com 8 bolsas por dia.

A semana de doação de sangue, que começa no dia 19 de novembro, fecha com chave de ouro este ano. Além da corrida pela vida, no dia 23, com saída da Vila Olímpica às 8 horas, os doadores também serão presenteados com tortas, guloseimas e diplomas ao termino da campanha.