PROSAMIM promove dia de beleza e resgate de autoestima a moradores

Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Um dia de beleza e resgate de autoestima. Essa foi a proposta da ação do Outubro Rosa realizada na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, no Escritório Local de Gestão Compartilhada Cajual, que abrangeu o público feminino que mora nos parques residenciais Cajual e Jefferson Péres, na zona Sul de Manaus, que fazem parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado do Amazonas.

A parceira do Prosamim com a Mary Kay trouxe serviços de beleza, como limpeza de pele, técnicas de maquiagem e um brilho no olhar de quem pode curtir a experiência de se sentir mais bela. Também teve corte de cabelo e massagem relaxante para os participantes.

As mulheres se sentem mais valorizadas com essas atitudes, enfatizou a coordenadora do Escritório Local de Gestão Compartilhada Cajual, Ediane Venâncio. “Elas se sentem, muitas vezes, desvalorizadas pela relação com o companheiro. Quando trazemos essas ações, o objetivo é fazer com que elas se sintam bem e saibam a importância de se cuidarem, independentemente de serem donas de casa ou trabalharem fora. Muitas delas têm uma vida sofrida, precisam se amar e tentamos ajudamos nisso”, ressaltou a assistente social.

Estética e saúde

A moradora do Parque Cajual Hortência da Silva Oliveira gostou muito da oportunidade de unir cuidados com a saúde e bem estar coletivo. “É importante a palestra do médico porque as mulheres têm vergonha de ir ao médico e perguntar certas coisas. Vim aqui para participar da ação de beleza. É interessante conhecer os produtos, se sentir mais bonita e cheirosa!”, disse a auxiliar de serviços gerais.

Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

A sensibilização e o objetivo da campanha de saúde pública não pode ficar de fora do dia! Para isso, foi convidado o médico Joairton Melo, que explicou para uma plateia de 30 mulheres sobre o câncer de mama, sintomas, prevenção e orientações para o tratamento, de uma forma bem didática.

A presidente do Gamma, Oriona Ferreira Gama, dá seu testemunho sobre a luta contra o câncer. Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

“Primeiro nós esclarecemos o que é o câncer para elas entenderem a importância da prevenção, nossa ideia é fazer um bate-papo para as mulheres tirarem dúvidas. A mama é algo mais exposto e palpável para se detectar algo. O câncer de colo uterino é o mais comum no Amazonas. Então dor, sangramento, desconforto não é algo normal. Por isso a importância de fazer o preventivo todos os anos”, explicou o médico que atende no posto de saúde da área.

Testes rápidos

Na ocasião, a comunidade também pode realizar testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite, possível através da parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia.

A ação impactou cerca de 50 moradores da área. O Prosamim é um programa social, ambiental e urbanístico gerido Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que integra a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM).

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM/UGPE)

Fone: (92) 3878-7230 | E-mail: ascom.rmm.ugpe@gmail.com