PROSAMIM RECEBEU SEIS COMITIVAS ESTRANGEIRAS EM 2012

Obras e ações sociais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) foram pela quinta vez, em 2012, destaque entre visitantes estrangeiros que estiveram em Manaus, recomendados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão financiador do Programa, em igarapés da Bacia dos Educandos e agora também na Bacia do São Raimundo.

Na tarde desta sexta-feira, 28 de dezembro, o grupo de americanos, capitaneados pela vice presidente de Operações do BID, Julie Katzman, visitou alguns locais nos quais o PROSAMIM já executou obras e também áreas de onde novas famílias deverão ser remanejadas, em 2013, para moradias dignas.

Alguns dos locais apresentados pelo coordenador Frank Lima e equipe de gestores do PROSAMIM foram as obras que ficam entre os igarapés Manaus e Bittencourt – Parque Senador Jefferson Péres e Parque Residencial Manaus – de onde foram remanejadas, em seis anos, 1.953 famílias; e também a área do Igarapé Mestre Chico de onde foram remanejadas 1.665 famílias.

Durante a visita, a executiva do BID quis saber o que assegura o sucesso do Programa. O gestor de Relações Institucionais, Lúcio Rabelo, respondeu que é, principalmente, o trabalho de participação comunitária, que ajuda a fortalecer a gestão compartilhada entre o órgão e a comunidade; e a forte articulação institucional que o Programa tem com órgãos federais, estaduais, municipais, com a sociedade civil organizada e com os órgãos financiadores, que são o BID e Caixa Econômica Federal.

Julie Katzman também ficou curiosa em saber como o Programa tem feito para impedir novas invasões em áreas de onde várias famílias são retiradas ao mesmo tempo, como aconteceu no mês de novembro, após incêndio na Rua Artur Bernardes, no bairro de São Jorge, deixando mais de 500 famílias desabrigadas.

Os gestores que acompanhavam a comitiva explicaram que o Programa conta com a parceria não só da comunidade, que ajuda em denúncias, mas também do Batalhão da Polícia Ambiental, que tem contribuído para inibir a construção de obras irregulares nas áreas destinadas a futuras obras.

Em seguida o grupo de estrangeiros conheceu os apartamentos de alguns moradores do Parque Residencial Mestre Chico, que tem 498 unidades habitacionais, e saiu impressionado com o zelo que alguns tem com o imóvel, valorizando a nova residência que receberam.

No escritório de Sustentabilidade Social do PROSAMIM, localizado no Parque Residencial Manaus, a executiva do BID, Julie katzman, recebeu informações de como funciona a fase de pós reassentamento do Programa. Uma das psicólogas do Programa, Mercedes Senna, falou dos cursos disponibilizados gratuitamente, das ações em benefício da comunidade feitas em parcerias com universidades federais e estaduais e apresentou resultados do trabalho da Associação de Moradores do Parque Residencial Manaus, que o Programa ajudou a estruturar, mas que caminha com independência e gerando frutos para a comunidade em termos de atendimentos de saúde, capacitações, educacional, para terceira idade, entre outros.

Vice presidente de Operações do BID visita Parque Residencial Mestre Chico