PROSAMIM REPASSA CONHECIMENTOS SOBRE MANIPULAÇÃO E REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

 

Reaproveitamento de alimentos – doce da casca do maracujá que é bom para diminuir a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos

Cerca de 30 pessoas da área do Igarapé Mestre Chico, que estão entre os futuros beneficiados pelo PROSAMIM, participaram, no dia 14 de junho, de uma Oficina de Manipulação e Reaproveitamento de Alimentos.
O evento foi coordenador pela nutricionista do Programa, Amália Mattos, e pelas Assistentes Sociais Jacyrene Bader Alves e Sheyla Campelo.
Amália Mattos falou sobre a higiene necessária para iniciar a preparação de alimentos, a começar pelo uso de roupas e acessórios, como luvas de silicone ,sempre limpas e que devem ser trocadas sempre que houver alternância no manuseio entre alimentos crus e cozidos.
A nutricionista também explicou que as pessoas que trabalham preparação de alimentos devem observar, ao recebê-los, o rótulo, a temperatura e a aparência dos mesmos. Também é importante verificar se o alimento, especialmente os de auto serviço (self service), está sob a zona perigosa de temperatura que vai de 5º a 60º C. Eles só podem permanecer nestas condições ambientes até três horas, caso contrário podem estragar.
Em seguida, foram repassadas dicas de alimentação e vida saudável, tais como:alimentar-se sempre com frutas e verduras, pois elas ajudam a facilitar a absorção de vitaminas, proteínas e minerais; consumir feijão ao menos duas vezes por semana;e fazer pelo menos 45 minutos de exercícios físicos por dia.
A última etapa da oficina ensinou os participantes como se faz uma saborosa torta de casas de abóbora, com recheio de talos, e também doce da casas de maracujá.
A assistente social Jacyrene Bader , ao ensinar o preparo do doce de maracujá, lembrou da importância das propriedades nutritivas de partes de alimentos que ,muitas vezes, são desperdiçadas pelas pessoas, como o miolo do maracujá.
A nutricionista Amália Mattos completou informando que a casca da fruta diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo a pessoa perder peso,além de ajudar a baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes.

A farinha feita com a casca do maracujá também é bloqueador de gordura,ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos e isto ajuda na perda de peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta.