Prosamin+ vai auxiliar na implementação do Governo Digital e no monitoramento da qualidade dos recursos hídricos

As ações lideradas pela UGPE irão envolver a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Unidade de Gestão Integrada (UGI)

O Governo do Estado, por intermédio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), realizou reunião com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e com a Unidade de Gestão Integrada (UGI) para alinhamento prévio sobre os investimentos do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+), na implementação do Governo Digital e do monitoramento da qualidade dos recursos hídricos.

A reunião ocorrida na sede da Sema, nesta semana, contou com a presença do secretário Eduardo Taveira e sua equipe técnica; a UGPE foi representada pelo coordenador executivo, o engenheiro civil Marcellus Campêlo, e os subcoordenadores das áreas financeira, ambiental e de planejamento, gestão e controle; e a UGI foi representada pelo seu coordenador Thiago Paiva.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que nessa fase de preparação do Prosamin+, estão identificando as oportunidades de fortalecimento do Governo do Amazonas. O coordenador ressalta que uma delas é o fortalecimento do Plano Estadual de Recursos Hídricos, elaborado na gestão do governador Wilson Lima, onde, inserido no plano, está o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos, que é um importante indicador para a geração de dados e a tomada de políticas públicas.

O coordenador ressalta que o Prosamin+ também vai contribuir com essa meta do governo, aportando recursos para a implementação do governo digital.

A subcoordenadora financeira da UGPE, Daniella Jaime, afirma que no escopo do contrato de financiamento do BID para a implantação do Prosamin+, foi inserido um novo componente chamado “Aceleração da Inovação e Digitalização”.

“Com o advento da pandemia e, consequentemente, o fechamento temporário de alguns serviços públicos, foi percebida a necessidade de ampliar a capacidade na oferta de serviços digitais”, explicou a subcoordenadora. E acrescentou que com os investimentos do Prosamin+, o Amazonas será capaz de gerar uma estratégia de transformação digital, contribuindo com a modernização da gestão e melhorias dos serviços ao cidadão.

O coordenador da UGI, Tiago Paiva, afirmou que desde o início da gestão do governador Wilson Lima, foi determinada a total modernização do governo, modernização essa trazida por investimentos na digitalização dos serviços visando uma agilidade maior nos trâmites ofertados pelo Governo do Estado.

“Quando a UGPE, através do Prosamin+, entra nesse processo trazendo recursos do BID, nós conseguimos encurtar esse tempo de modernização dos sistemas de governo. Então, isso faz com que a modernização que alcançaremos em três anos, seja alcançada em dois ou até mesmo um ano, conseguindo um feito inédito no governo. A UGPE está de parabéns nesse sentido, por estar pleiteando recursos para os sistemas estruturantes do Estado”, afirmou Paiva.

“O Governador Wilson Lima tem avançado bastante no Governo Digital, e o Prosamin+ vai contribuir com a aceleração da implementação da digitalização dos serviços e no monitoramento da qualidade dos nossos recursos hídricos, armazenando uma base de dados do sistema, modernização do SIGED e do E-compras, o Prosamin+ vai trazer diversas ações para ajudar na modernização e atualização desses sistemas, garantindo que a modernização trazida pelo governo digital se perpetue”, afirmou Campêlo.