SAÚDE – BENEFICIÁRIOS APRENDEM A FAZER A FARINHA DA CASCA DO MARACUJÁ

Uma receita recomendada para diminuir o açúcar no sangue, evitar a absorção de gordura e ainda desintoxicar o organismo foi ensinada, no dia quatro de junho, para moradores do Parque Residencial Mestre Chico, que tem 498 unidades habitacionais e fica localizado entre as ruas Ramos Ferreira e Ipixuna, no Centro de Manaus.

Após uma explanação sobre higiene e manipulação adequada dos alimentos, transmitida pela nutricionista Amália Mattos, o  biólogo José Cintra ensinou as famílias a fazerem a farinha da casca do maracujá, que pode ser inserida, segundo ele, 30 minutos antes das refeições (almoço e jantar), em sucos ou adicionada a iogurtes, saladas ou sopas.

Com esta dica o José Cintra quis chamar a atenção dos participantes para a importância de se aproveitar bastante os  alimentos, citando informação da Institution of Mechanical Engineers, que diz que «a quantidade de comida desperdiçada poderia ser usada para alimentar a crescente população mundial, além daqueles que atualmente passam fome».

Para preparar a farinha do maracujá o biólogo, retirou toda a polpa dos maracujás, mergulhou as cascas em um recipiente com água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou vinagre, e lavou-as após 20 minutos.
Em seguida, colocou as cascas em uma assadeira e levou a fogo médio por 20 minutos, até elas ficarem torradas.

Após esfriar, as cascas foram colocadas em um liquidificador e batidas até se obter a farinha, que foi armazenada em recipiente limpo e seco.
Os participantes da oficina também degustaram um delicioso suco de maracujá já temperado com a farinha feita das cascas.