Servidores da SRMM e UGPE são homenageados pelo Dia do Funcionário Público

Secretário Executivo da SRMM, Elânio Gouvêa de Oliveira​, realiza evento em alusão ao Outubro Rosa e Dia do Servidor Público.Foto: Tiago Corrêa/SRMM-UGPE

Os servidores da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) tiveram uma manhã de celebração na segunda-feira (23), com a realização do evento de integração para apresentar a nova equipe de trabalho do Governo do Amazonas. Em alusão Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama, todos foram vestidos de rosa e homenageados pelo Dia do Servidor Público com um belo café da manhã.

Autoridades se fizeram presentes, entre eles o secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said Junior, a presidente do Fundo de Promoção Social do Amazonas, Mônica Mendes, o defensor público Carlos Alberto Almeida Filho, a vereadora Glória Carratte, o secretário municipal de Limpeza e Serviços Públicos,  Paulo Ricardo Faria; que foram recepcionados pelo secretário executivo da Região Metropolitana de Manaus, Elânio Gouvêa, o coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (UGPE Prosamim).

Em lembrança ao Dia do Servidor Público, que será comemorado no dia 28 de outubro, três colaboradoras foram homenageadas pelos relevantes serviços prestados à secretaria: Merces Souza da Costa; do serviço gerais; Tânia Regina de Sá Ribeiro, da coordenação de planejamento, Ritaynna Maria Teixeira Martins.

Como engenheiro e servidor público de carreira, o secretário da Seinfra, Oswaldo Said Junior, não esqueceu de agradecer o empenho dos colaboradores nesta nova gestão, cheia de compromisso em mudar a vida dos cidadãos para melhor. “Estamos aqui para servir o que for de melhor para o público. A gente profissionalmente deve ser solidário ao poder público. Estou à frente de duas secretarias que tentar resgatar a dignidade das pessoas”.

O secretário-executivo da SRMM, Elânio Gouvêa, lembrou da importância de irmos forças em prol de um trabalho que colherá ótimos frutos. “Estamos aqui pra cumprir esta missão dada pelo governador Amazonino Mendes, junto com o vice-governador Bosco Saraiva e o secretário Oswaldo Said. Vamos desempenhar com muita responsabilidade e lealdade. Precisamos ter amor à causa pública e em nosso coração amor ao nosso próprio. Cada profissional tem o seu valor aqui, desde a copa ao mais graduado. Conto com vocês, temos uma ótima equipe e juntos podemos crescer. Temos tudo dar para certo”, ressaltou.

O coordenador da UGPE Prosamim, Claudemir Andrade, aproveitou a ocasião para motivar os servidores e falar do desafio gratificante de servir a um projeto tão exitoso do Governo do Estado. “Esse desafio que estamos começando é fundamental para que a gente consiga realizar todas as situações pendentes, as ações em andamento e, principalmente, as que serão feitas. Vim colaborar com vocês, eu preciso de vocês, eu dependo de vocês. Por isso, devemos ter amor à causa pública, não devemos esquecer disso. Estamos aqui como servidores aptos a servir, a atender e a transformar a vida dessas pessoas. Conto com vocês”, disse ele, motivando os servidores.

Coautora do Prosamim

Assistente social de formação, a diretora-presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Mônica Mendes, lembrou durante a solenidade que foi uma coautoras do Prosamim em Manaus, no ano de 2003, e que está muito feliz com os resultados colhidos após 14 anos. “Eu participei do esboço do programa. Isso começou no Beco Ipixuna. A ideia inicial era o resgate da cidadania das pessoas. Na época colocamos a ideia no papel. Hoje a gente fica muito feliz em ter esta estrutura e ver que milhares de famílias foram beneficiadas a partir de um programa consolidado como referência nacional. Eu trabalhei com a doutora Barbara, professora Rita e a professora Eulália, assistentes sociais que até hoje estão dando sua contribuição no Prosamim”, comentou.

Mulheres homenageadas

Presidente do Fundo de Promoção Social, Mônica Mendes, entrega homenagem a Merces Souza. Foto: Tiago Corrêa

Querida entre os servidores da instituição, dona Merces foi lembrada pela instituição com um “certificado de reconhecimento” pela contribuição no dia a dia de trabalho. Merces foi ovacionada pelo público presente com salva de palmas, não contendo a emoção. “Não esperava que ninguém lembrasse o que eu faço aqui. Eu dou valor ao meu trabalho, o que eu puder fazer aqui por qualquer um eu faço. Trabalho com carinho, dedicação, posso estar com um grande problema, mas não demonstro para ninguém. Ninguém nunca vai me ver triste ou com raiva. Eu encaro tudo na alegria e demonstro às pessoas o que eu sou”, disse Merces sempre com um sorriso no rosto.

Secretário Executivo da SRMM, Elânio Gouvêa de Oliveira, entrega homenagem à colaboradora Rittahina Maria Teixeira Martins. Foto: Tiago Corrêa

Há 13 anos como integrante da área de Licitação da UGPE Prosamim, a administradora Ritaynna Maria Teixeira Martins é a funcionária mais antiga da unidade, criada por lei em 2003. “Entrei pela Suhab (Secretaria de Estado de Habitação) em 2005. Eu sou apaixonada pelo projeto. Nem esperava a homenagem. Enxergo o trabalho da secretaria pela qualidade de vida que oferece às pessoas. A minha função é técnica. Quem me deixar aqui eu vou somar com a equipe, vestir a camisa e trabalhar com toda dedicação”, comentou a administradora.

Secretário da Seinfra, Oswaldo Said Júnior, entrega homenagem à servidora Tânia Regina de Sá Ribeiro. Foto: Lucas Silva

Servidora funcionária pública há 32 anos, Tânia Regina de Sá Ribeiro, mais conhecida pela equipe como “dona Tânia”, chefia a coordenadoria de Planejamento da SRMM desde 2008. “Fico muito lisonjeada por esta homenagem. Comecei no Departamento de Estradas e Rodagens (Dera), passei pela Secretaria de Estado de Transporte e Obras (Setran), pela Comissão de Obras Públicas (COP), pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e depois fui para a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Depois fui convidada a contribuir com a SRMM na área de orçamento e planejamento. Fui aprendendo coisas novas nesta experiência. Quando mais a gente aprende melhor fica. Fico feliz com a minha colaboração até aqui”.

Juntas, a SRMM e a UGPE possuem cerca de 150 servidores em seu quadro total de colaboradores, entre comissionados e terceirizados.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Oswaldo Said Junior, reforçou o aspecto ambiental do programa. “É um trabalho muito árdua que a assistência sociais faz com o Prosamim, no sentido de trabalhar uma harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. O Prosamim em Manaus deu nova vida aos nossos espaços urbanos e, por isso, nós devemos preservá-los. Pedimos a contribuição das pessoas na questão ambiental”, reforçou.

A experiência como arquiteto e urbanista do coordenador da UGPE Prosamim, Claudemir Andrade, o credencial para falar de como o Prosamim mudou o cenário de Manaus. “Acredito que o Prosamim trouxe dignidade à população de Manaus como um todo e uma nova paisagem urbana para o leito dos nossos igarapés. Milhares de famílias que viviam numa situação precária foram colocadas numa situação melhor com a criação dos parques residenciais e indenizações habitacionais. Assim, elas tiveram oportunidade de viver em um ambiente mais adequado e todos saíram ganhando, a partir da execução de obras de infraestrutura urbana, habitação, saneamento básico e lazer aos manauaras”, pontuou.

O secretário executivo da Região Metropolitana, Elânio Gouvêa, destacou a grandeza do trabalho desenvolvido pelo Prosamim. “Precisamos ter amor e cuidar do nosso próximo. O Prosamim é um exemplo disso, um dos programas mais bonitos que eu já vi, que trouxe dignidade às pessoas. Manaus é uma grande cidade que sofreu muitas intervenções ao longo dos anos e agora está sendo transformada para melhor, com obras importantes que ainda vamos entregar que vão melhorar o trânsito e o passeio urbano da nossa capital. Além disso, desenvolvemos um trabalho social permanente nas áreas habitadas pelos beneficiários do programa Prosamim, que devolve o sorriso e satisfação a milhares de famílias manauaras”.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus e Unidade Gestora de Projetos Especiais (SRMM/UGPE)

Fone: (92) 3878-7230 | E-mail: ascom.rmm.ugpe@gmail.com