SRMM e UGPE realizam atividades de conscientização sobre o câncer de próstata nos canteiros de obras e no Prosamim

A Secretaria de Estado e Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) promovem, ao longo deste mês, atividades temáticas voltadas para a campanha “Novembro Azul”. O objetivo é conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata, o mais frequente entre os homens.

Entre as principais ações, estão programadas visitas aos canteiros de obras em andamento na Região Metropolitana de Manaus, para conversas com os trabalhadores, que receberão orientações a respeito da importância da realização de exames preventivos e material contendo “Mitos e Verdades” sobre a doença.

“Esta é a primeira vez que uma ação do Governo do Amazonas vai direto aos canteiros de obras, para conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção contra o câncer. Queremos mostrar aos trabalhadores dos canteiros de obras que a prevenção é o melhor remédio”, afirmou o secretário executivo da SRMM, Elânio Gouvêa.

Além das ações preventivas nos canteiros de obras, também estão previstas atividades nos Conjuntos Residenciais do Prosamim. “Nós vamos ter ações nos nossos escritórios locais, com palestras educativas e distribuição de materiais informativos. Também abriremos a sede da UGPE e Região Metropolitana durante uma manhã para realizar uma grande ação de conscientização”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, Claudemir Andrade.

Palestra motivacional

Na sede da SRMM/UGPE, haverá programação especial, com palestra ministrada pelo médico do trabalho e clínico geral, doutor Ricardo José Cardoso da Costa, em parceria com a Andrade Gutierrez. Na oportunidade, também serão realizadas ações de saúde, como aferição de pressão.

O subcoordenador de Engenharia da SRMM, Marcelo Rodrigues, que enfrentou um câncer e venceu a luta contra a doença, dará um depoimento pessoal aos funcionários. Ainda dentro da programação, três colaboradores da Secretaria serão homenageados, pelos trabalhos prestados e dedicação ao serviço público.

Ações sociais no Prosamim

Nas bases de atendimento dos residenciais, a agenda de atividades conta com ações de conscientização para os moradores e vizinhança. Nos parques São Raimundo, Cajual, Mestre Chico e Liberdade, a programação oferece palestras de orientação sobre saúde do homem, testes rápidos de HIV e sífilis, aferição de pressão, corte de cabelo e outras ações, em benefício da comunidade.